domingo, 29 de novembro de 2009

Teoria da Janela Quebrada


Um amigo me perguntou certa vez se eu conhecia a "teoria da janela quebrada".

Suponha que você tenha uma casa novinha, tudo novo, arrumadinho e bonitinho. Daí uma janela quebra. Uma tabuinha que seja, ou um vidro trincado. Manda a teoria que você a conserte, imediatamente. Não importa se você já gastou tubos de dinheiro e agora está sem nenhum para isto e prefere aguardar mais um pouco. Não espere acumular probleminhas pra resolver tudo de uma vez, para quando sobrar mais tempo e dinheiro. Dê um jeito e arrume logo o que está fora de lugar e enquanto ainda esteja pequeno, pouca coisa, pois senão depois piora e com o tempo o estrago poderá custar muito mais caro.

Bem, eu já tinha ouvido outra historinha, a da "limpeza do casco de navios". A que recomenda lavar, raspar os mariscos que se acumulam no casco, e depois pintar. Nesta, a mensagem vinha com uma moral comparando a limpeza com o deixar o passado para trás, em esquecer o peso que carregamos para prosseguir mais leve.

Tanto uma quanto a outra, escutei com ressalvas.

No caso do navio, não gosto da associação de apagar o passado para seguir vivendo. Acho que se aprende com a história, e negá-la é uma evolução incompleta. Somos o resultado dos muitos que fomos, o Eu presente é a soma de todos os Eus passados.

E quando ouvi a da janela, torci o nariz, óbvio, pois havia acabado de reformar a casa inteirinha, e praticamente quase todas minhas reservas (e até o que não tinha) tinham-se ido nesta brincadeira... Pareceu-me muito mais lógico, prático e barato esperar ter mais alguma coisa pra arrumar e daí chamar algum entendido e especializado para arrumar tudo de uma empreitada, num pacotão só a ser acordado para ser econômico e justo para ambos. O que ficou para trás não eram reparos... Seriam reformas numa segunda fase. Acontece que esta nunca aconteceu, mesmo depois de muito tempo ter se passado. E então, com o decorrer desse tempo, além da segunda fase da reforma geral, há um monte de "janelas quebradas" para consertar...

Parece que vou na contramão da correnteza mais forte...

Por exemplo, enquanto a maioria prega que é preciso amar antes a si mesmo para amar outra pessoa, eu insisto que ser amado e reconhecido é fabuloso para a auto-estima. E é muito mais fácil entregar-se à pessoa amada, do que despender uma energia imensa para se convencer a sair de qualquer buraco sozinho e solitário.

Ok, reconheço que saber fazer o segundo nos torna auto-suficientes, e que o primeiro exige preparo para suportar a perda de modo que esta não se torne MAIS UM profundo buraco... Mas enfim, o primeiro é melhor e mais humano; o outro é mais prático e mais comum.

Uma teoria que tirei do dia-a-dia e aqui compartilho com o leitor. Aprendi cuidando da hera que envolve o muro de casa.


Um muro de hera é bonito, principalmente quando bem rente à parede, e é ecológico. Dispensa pinturas e é a melhor defesa (ou desestímulo) contra os pichadores ou grafiteiros. Cresce sozinha e sem cuidados, nem precisa regar.

Mas precisa aparar. Se não, dependendo das chuvas e sol, os ramos e pontas crescem tanto e tão rapidamente que começam a "atacar" os passantes na calçada... Mais que um problema estético, à medida que os ramos crescem seus talos engrossam, e daí fica muito mais difícil de cortar: exige muito mais esforço para aparar, a troco de calos e bolhas nas mãos, que poderiam ser evitados.

A primeira lição a ser tirada daqui é que se aparar a hera a miúde e com certa freqüência haverá menos galhos grandes para cortar. Levará muito menos tempo e esforço para terminar o serviço, e o volume de folhas pelo chão a recolher e ensacar será muito menor.

Este princípio está coerente com a Teoria da Janela Quebrada.

É o mesmo pensamento que devemos adotar em relação aos emails: assim que receber, abrir e ler um email, decida logo o que fazer com ele.
- Se for para responder, faça-o imediatamente.
- Se for para guardar, transfira-o na mesma hora para uma pasta organizada cujo título/nome facilite seu resgate posterior quando precisar.
- Se for para jogar fora, nem pense duas vezes para apagar logo.
- E se for para pensar e reler depois para responder com calma, assinale-o como tarefa urgente para ser lembrado logo.
Senão, tudo que você deixar para depois encherá sua caixa postal, e ficará praticamente impossível (ou uma tarefa monstruosa, cansativa e demorada) organizar isto mais tarde.

Outra coisa observada em relação à casa com o muro herado...

Suponha que todo o interior esteja uma bagunça por arrumar: a sala, os quartos, os armários, as estantes e gavetas.

Se começar a cuidar por dentro e esquecer da hera lá fora, e se a tarefa interna for grandiosa e tomar muito tempo, as pessoas que passarem em frente pensarão: "Nossa! Que casa mais mal cuidada!"... Mesmo você, que sai e entra na própria casa, terá essa impressão sempre que chegar em casa, que todo seu trabalho doméstico é invisível, e esta sensação é desestimulante... Parece que nada do que anda fazendo aparenta resultado.

Se, por outro lado, começar sua "reformulação" pelo lado externo, ou seja, cuidando da aparência da casa e aparando a hera (ou pintando o muro que não tem hera), não só as outras pessoas verão e pensarão numa casa inteira arrumada (ainda que restem faxinas internas por fazer), como também torna-se um verdadeiro estímulo para manter o interior bem arrumado também, pois quem vê de fora pode gostar e desejar entrar (o que não acontece com o aspecto abandonado da casa).

Assim, a segunda lição que podemos concluir é que se você quiser mudar ou reformular algo, comece de fora pra dentro.

Isto justifica que, quando algumas pessoas estão tristes, deprimidas e querem "dar um jeito" na vida e "dar a volta por cima", elas começam por mudar sua aparência (corte de cabelo, barba, roupas e sapatos novos), para depois mudar seu estilo de viver. É normal cuidar do visual primeiro, isto cria uma sensação de bem-estar que facilita o trabalho de se refazer por dentro. Não é vaidade, nem superficialidade. É instinto prático de sobrevivência. O espelho, neste caso, é o melhor conselheiro.

Isto, de certa forma, contradiz milhares de preceitos bem intencionados que recomendam cuidar da beleza interior primeiro, de se autobastar, a despeito da opinião externa. No caso, quero dizer que a primeira opinião externa tem que ser a própria, num exercício de projeção para olhar por fora primeiro, antes de mirar o interior da alma e de nossa casa, o corpo.

No fim, quando chega o futuro,
não digo mais que a Teoria da Janela Quebrada já era,
enfim graças à hera,
que envolve o muro.

sábado, 21 de novembro de 2009

Amizade: ter x ser


"Pensamos que TEMOS amigos...
Na verdade, SOMOS amigos,
mesmo que nossos amigos não o sejam de verdade!"

Mesdre


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Atualização obrigatória não obrigado


Atualização obrigatória? Não, obrigado!


Hoje em dia, quase todo mundo usa uma ferramenta de mensagem instantânea (IM, de Instant Messengers).

Atualmente, quase todo mundo tem um MSN. Se não é este, é o Yahoo!Messenger. Ou então Skype, ou gTalk, ICQ, AIM, etc... Tem até ferramentas, na Web ou no celular, que integram essas várias contas numa única interface, se você tem conta em mais de um desses provedores de IM.

Mas, talvez por conta da plataforma Windows, muito mais difundida, ou talvez por conta de um dos mais famosos e populares servidores de email público e gratuito, o Hotmail, que foi comprado pela Microsoft, o fato é que o MSN é o mais popular dos IMs.

No meu caso, como eu possuia conta no Hotmail, passei a poder usufruir do MSN, bastando instalar o client (software local no meu PC), para poder usar trocar mensagens online com quem quer que também usasse o MSN.

Pessoalmente eu prefiro o Yahoo!Messenger, mas desde que a Microsoft firmou acordo de compatibilidade de cadastro entre o Y!M e o MSN, o universo de contatos praticamente dobrou, e em teoria tanto faz agora usar uma ou outra ferramenta para conversar com as mesmas pessoas. As preferências fica por conta dos recursos adicionais que cada uma delas oferece (no meu entender, o básico que é a intercomunicação permanece o principal recurso, e o resto é firulas).

Daí que, para permitir essa intercomunicação, o MSN precisou se transformar no Window Life Messenger versão 8 (pulando aqui algumas etapas de versionamento, para ir mais direto ao ponto). E a Microsoft passou a sugerir a migração de seus usuários de MSN e WLM para a versão 8.

E foi o que eu fiz. O motivo era razoável e interessava poder unir o melhor dos dois mundos. Em algumas empresas, o uso de Y!M não é permitido, mas o MSN é usado internamente se a empresa adotou os produtos Microsoft como ferramentas oficiais de trabalho. Assim, seria possível conversar com colegas do Y!M usando o MSN. Isto é ótimo.

Mas sou avesso a mudar de versões, por pouca coisa ou sem um motivo bem forte. Isto não é ser retrógrado nem conservador radical. Isto é ser prático. Se não há nenhum ganho convincente em se mudar de versão, mudar por mudar representa, ainda que o fornecedor tente mostrar o contrário, uma sobrecarga maior no seu sistema operacional e na capacidade de seu computador.

Antigamente, devido à escassez e lentidão de recursos de hardware (memória, disco, processamento), os software eram feitos com algum cuidado inteligente, de economizar recursos e fazer o mesmo mais rapidamente e com mais inteligência. À medida que os recursos foram se barateando, e em tempo cada vez menor se obtinha hardware cada vez mais potente no mercado, a tendência dos desenvolvedores passou a ser no aproveitamento máximo da nova tecnologia, e não na eficiência dos programas. Então, se as novas versões fossem mais lentas, o novo hardware compensava as melhorias, de modo que se poderia oferecer muito mais, e nos novos equipamentos seria uma beleza!

As empresas em geral, passaram a não mais se preocupar com a dita compatibilidade retroativa e respectivo suporte. Quem seria o louco de manter o equipamento antigo, com equipamentos novos no mercado capaz de realizar mais que o dobro pelo mesmo preço? A lógica capitalista aposta que todos irão migrar, e que a tendência é terem sempre o último equipamento mais avançado. É o que eu chamo de "síndrome da troca pelo carro novo", ou seja, não importa quão novo seja seu automóvel, assim que sair um modelo novo, você troca o atual pelo lançamento, para estar sempre atualizado, valorizando assim seu patrimônio, a despeito de quanto tenha que gastar ainda por isto.

Bem, essa lógica pode se aplicar muito bem para equipamentos de informática em países de primeiro mundo (Estados Unidos, Canadá, Europa e Japão), ou parcela seleta da população de outros mundos (Brasil incluído), que possuem o privilégio de estarem em dia com as recentes inovações tecnológica, indiferentes ao seu custo.

Mas aqui? Dificilmente alguém consegue acompanhar a frenética velocidade de novidades na informática. Se tiver a sorte de poder comprar um equipamento e acessórios de última geração, a vista ou financiado, aposto que vai pensar duas vezes antes de trocar tudo em menos de 6 meses... E outra coisa: trocar para quê, se tudo que você precisa está ali, finalmente funcionando? (vamos pular a parte do tempo que leva para conseguir fazer tudo funcionar como a gente quer, ok?)

Então, voltando aos comunicadores online, há algumas semanas o MSN vem apresentando uma mensagem de que há nova versão disponível para download, a cada vez que você inicia uma sessão. A mensagem pode ser entendida como um procedimento correto, no sentido de divulgar a nova versão e sugerir atualizações (ou upgrade). A maioria das ferramentas gratuitas que oferecem novas versões melhoradas, cobram para baixar e instalar; mas não é o caso do MSN.

Porém, depois de algum tempo, já faz alguns dias, a cada vez que você fazer login (conectar-se numa sessão online), uma caixa de mensagem passou a ser mais contundente (e irritante!)... Avisa que uma versão mais nova está disponível, pergunta se quer instalar agora ou obter mais informação.

Não, obrigado, não quero atualizar, por favor deixe-me continuar com esta versão que no meu entendimento e uso está bom demais. Não desejo nem mais melhorias nem mais "piorias". Depois de ignorar meu não, e não realizar meu login, por algumas vezes, eu conseguia continuar usando normalmente, como antes.

Entretanto, desta última vez, a "democracia" norte-americana, no caso representada pela Microsoft, não me deixou prosseguir. A toda tentativa de login, vinha a seguinte caixa de mensagem:

A newer version is available. You must install the newer version in
order to continue. Would you like to do this now?
_Y_es ?
_N_o ?
OK / _W_hat is New...


Traduzindo:
Uma versão mais nova está disponível (até aí, tudo bem, fico feliz em saber)
Você PRECISA insalar a versão mais nova para poder continuar (EPA! tenho que? Mas não quero!)
Gostaria de fazer isto agora? Sim ou Não? (NÃO, claro que não gostaria, nem agora nem depois!)

Eu escolhia Não, e clicava OK, e voltava para tela de entrada, desconectado do MSN... Sempre!
Cliquei no "Quais são as novidades..." para ver o que dizia. O texto, que pode ser conferido no seguinte link (http://www.windowslive.com/Desktop/Messenger/Upgrade), dizia o seguinte:

Why You Need to Upgrade ?
The Windows Live Messenger team has identified an important security issue in Messenger.
All Messenger users need to upgrade to the new version.
This update will help keep you and your friends safe and secure while you chat online.


Traduzindo:
Por que Você Precisa Fazer esta Atualização?
A equipe do WLM identificou um importante problema de segurança no MSN (muito bem, mas QUAL problema??? Não sei, não dizem, é mistério...)
TODOS os usuários do MSN têm que migrar para a nova versão (NÃO há outra opção, precisam, é obrigatório!)
Este upgrade ajudará manter você e seus amigos seguros e protegidos (DE QUEM? COMO?) enquanto conversam online.

Minha versão de Windows Life Messenger, exibida pela opção de menu Help/About, era:

Version 2008 (Build 8.5.1302.1018)
Copyright 2007 Microsoft Corp
Contains security licensed from RSA Data Security Inc

Como não havia meios alternativos, respondi Yes para permitir a atualização. Daí, algumas verdades veladas podem ser percebidas...

Depois do download da "última" (latest) versão do WLM (que você não é avisado qual é, até que se conclua a instalação), para prosseguir na instalação, você é novamente OBRIGADO a aceitar o termo imposto pela MS. Ou seja, a primeira verdade não explícita é que a MS está, através deste procedimento, isentando-se de uma série de possíveis processos e impondo outras condições de uso, pois ao continuar a instalação você está concordando com o que ela diz, sem poder questionar.


Aliás, outro pretexto desta atualização é o que aparece na linha de baixo dessa mesma tela: "Esta instalação pode requerer atualizações na versão do WLM que você já possui, e futuras atualizações você irá obter pelo Microsoft Update. (saiba mais)". O truque na manga da camisa é o Microsoft Update, uma ferramenta que vasculha seu PC para saber o que você tem instalado na máquina, o que é da MS, que versão está, se é legítimo ou pirata, número de série, etc, tudo isto na surdina, para depois dizer pra você se pode ou não fazer novas atualizações antes de dizer para que versões estão disponíveis para você em função do que você tem. Bem, na prática é isto, uma espécie de vírus (no conceito teórico, obviamente) "oficial" que de forma alguma é chamado ou comparado a um vírus, por ser parte de um procedimento legal (e concordado com seu aceite) de instalação/atualização de versão. Para conhecer "tudo" sobre as dúvidas mais freqüentes "oficialmente" perguntadas e politicamente correto respondidas, clique no "Learn more" que leva você ao seguinte link: http://www.update.microsoft.com/microsoftupdate/v6/vistaabout.aspx?ln=en-us

Bem, quando terminou a instalação, estava atualizado para a seguinte versão:

Version 2009 (Build 14.0.8089.726)
Copyright 2009 Microsoft Corp
Contains security licensed from RSA Data Security Inc

Em apenas 1 ano de versão (2008 para 2009), não pude mais continuar com a versão que usava e que pra mim bastava...

E continuei sem saber qual era aquele tão grave problema de segurança que a MS alegou, a ponto de me "impedir" de continuar usando o que sempre usei normalmente... Ora, não deveria processar a RSA Data Security, por ter permitido tal vazamento de segurança? E por que não explicam de forma transparente o real motivo (ou pelo menos a principal falha da segurança detectada), de modo a transmitir maior conforme e sentido de urgência na atualização por parte se seus usuários?

Ao final da instalação, talvez por pura ironia macabra, é apresentada uma tela que confirma que você foi "OBRIGADO por atualizar para a nova versão", reconhecendo a imposição de tamanha tirania. (rsrs)


Em resumo, seria mentira dizer que você não tem opção...
Tem sim, a mesma que algumas companhias aéreas oferecem para serviços a bordo:
a opção é ou "isto" ou "nada", "aceita o que e como queremos" ou "fica a chupar dedo e a ver navios", a opção é sua!

Eu fico a pensar no grande golpe que o brilhante Bill Gates e posteriormente toda sua equipe que se transformou numa prestigiosa corporação, estratégia esta que foi de difundir o sistema operacional MS-DOS gratuitamente (estimulando o que posteriormente passou a tachar de pirataria), e inicialmente o Window 3.1 e Windows 95. A partir daí, quando estavam quase todos dependentes (talvez viciados seja um termo menos apropriado), passou a cobrar pelos UPGRADES para outras versões, cada vez mais caro.

Não defendo a pirataria, quero deixar isto bem claro. Mas sou de opinião que os principais responsáveis pela pirataria hoje existente não são os usuários nem os intermédiários nem a falta de fiscalização. São os próprios fabricantes e sua ganância por lucro (muitas vezes pressionados por seus acionistas, obviamente, igualmente gananciosos).

Sim, e a explicação é muito simples. Se em vez de encontrar numa loja um software oficial e completo por R$ 200, por exemplo, e encontrar o mesmo por digamos R$ 30, quem iria pagar uns R$ 10 por um software pirata e ilegal, quando pode ter todas as garantias e qualidade por um preço só um pouquinho a mais? Seria o fim da pirataria! O problema está na desproporção de preços, incompatível com o bolso da maioria dos usuários, quando este tem outras preocupações de primeira necessidade básica (como comprar comida, remédios, roupas e transporte para poder ir trabalhar, contas de água, luz, telefone, instrução própria e escola de filhos, manutenção da casa, etc). Software é muito caro e não é gênero de primeira necessidade, apesar da enorme dependência que temos disto no atual estágio de evolução da civilização que participamos.

Os fabricantes alegam impostos que encarecem o preço, ou seja, a culpa é do governo se o preço está tão caro. E eu digo que a culpa é de quem não quer enxergar o problema do custo de forma real e pragmática, e nem quer enfrentar a pirataria como se deve. Deixam a cargo do pobre e infeliz usuário, a responsabilidade de ser ético ou dentro da legalidade, e arcar com o prejuízo no bolso de quem está do lado mais fraco da corda financeira.

Assim, ficamos sem ter a quem recorrer neste caso.
Piratas são ilegais e portanto criminosos. Resolveriam nossos problemas práticos de informática, mas comprometem nossa integridade.
Fabricantes impõem suas regras, querem controle cada vez maior sobre o que você usa, e onde for possível, irão cobrar por isto.
Governo, que poderia regrar as coisas a favor do povo, de nós usuários, é o primeiro a impor um regime de impostos a que estamos obrigados a nos submeter, e que desencadeia uma cascata de outros repasses que encarecem todo e qualquer custo.

De qualquer forma, ninguém me conforta o fato de eu não ter podido continuar usando a versão da interface com que eu estava acostumado. O orkut (da Google), e outros, também já ameaça que em breve já não dará suporte ao meu browser atual, o MsInternetExplorer 6 e que precisarei mudar para IE 8, GChrome ou MzFireFox. Assim meu PC não agüenta!!!

---------------------------------------------------------------

Atualização do post:

No serviço, apesar de ter feito uma atualização do WLM há poucos meses, fui obrigado a atualizar de novo!


A versão que tinha instalada era:

Version 2009 (Build 14.0.8064.206)

Ou seja, mesmo build (14.0) apenas uma pequena variação na release (8064.206 x 8089.726). Quer dizer, nem mesmo versão ligeiramente anterior e portanto supostamente atualizada, foi poupada para deixar como está. Questiono o que tem por trás desse nivelmento obrigatório, isto é, que recursos obscuros e ocultos a MS empregará a todos sem que o saibam...

Tudo leva a crer que quando a MS quer impor seu domínio aos seus súditos-usuários, consegue de forma imperiosa e nem um pouco "democrática". Resta apenas aplaudir. É obedecer ou boicotar.

Para os que tiverem escolha, sugiro que prefiram o Yahoo!Messenger, que por enquanto continua gratuito, eficiente, e compatível com os contatos do MSN ou WLM.

sábado, 14 de novembro de 2009

Eternidade, Amor e Felicidade


Constatações para eternos questionamentos...

A Dor, Eternidade,
Amor e Felicidade.


Verdades:

"Somos todos mortais, um dia, cedo ou tarde, morreremos.
Nada do que construímos, fizemos ou juntamos, levaremos.
Talvez só aquilo que somos, a soma de tudo o que fomos.
Nada do que dissemos, pensamos, amamos, deixaremos.
Talvez só a lembrança naqueles que nos envolvemos, de uma forma ou outra."



Dúvidas:

Nada dura para sempre ?
Talvez não. Só o tempo, este é eterno.

Tudo acaba um dia ?
Acho que tudo se transforma, e se não acompanhamos a transformação, perdemos o compasso do tempo.

A paixão sobrevive ?
Certamente, transformada. É preciso desejar que dure, é preciso desejar transformar para seguir no tempo, é preciso desejar sempre, senão acaba.

Paixão no relacionamento a dois, é de um ou de dois ?
Primeiro, a paixão é de cada um, cada um tem a sua própria paixão.
Depois, não existe relacionamento a dois, pois ninguém é dois sozinhos no mundo: há amigos, há parentes, há passado, há presente... Se haverá futuro nessa paixão, depende de como cada um deseja. Quem não gosta de se sentir amado, desejado?

Tempo: senhor da paixão, dos desejos, dos amores, dos momentos felizes...
Se tudo acaba, se tudo se transforma, se tudo muda, o que é realmente eterno, perante o tempo, no que diz respeito ao sentimento humano que se traz no peito ?
A única coisa que persiste, em todos, é o desejo de ser feliz, a busca pela felicidade. O que varia é o que faz cada um feliz.


Princípios:

"Felicidade absoluta não existe. O que existe são momentos felizes.
Felicidade, portanto, é uma coleção de momentos felizes.
Felicidade é um estado de espírito, uma opção de vida.
É possível SER feliz, sem ESTAR feliz, mesmo triste naquele momento.
É possível estar feliz, e ser uma pessoa triste. Isto é triste."



Descobertas:

Fiz algumas descobertas, recentemente.
Descobri que minha vida está uma bagunça, mais do que costumava ser.
Descobri que ponho no trabalho a desculpa de não me sobrar tempo para organizar a minha vida.
Descobri que eu preciso me organizar então seriamente.
Descobri que para eu me organizar, eu preciso estar equilibrado, encontrar um equilibrio, eu preciso me encontrar.
Descobri que a minha paixão pela Mi me dava paz, quando correspondida.
Descobri o quanto sexo é importante no meu equilibrio emocional e sono.
Descobri o quanto meu equilibrio emocional é importante pro resto da minha vida e dos outros, principalmente daqueles que eu amo.
Descobri também que penso que posso controlar meu desejo, que posso decidir e abrir mão de certas vontades, que posso determinar como quero viver o resto dos meus dias.


Conclusões:

Para ser sério eu preciso estar alegre. Porque estar triste é campo fértil para desastres para mim.
Permanecer triste é deixar o mundo desabar diante de si e não se importar por isto.
Um círculo vicioso e destrutivo.
Dizem que é preciso amar para sair desse vórtice.
Muitos dizem que é preciso amar a si mesmo, antes de tudo.
Por outro lado, amar a si mesmo é algo egoísta. Eu quero ser altruísta.
Não importa o que aconteça comigo, se eu puder amar (não a mim), se eu puder expressar minha paixão.
Sigo apaixonado, a paixão é minha razão de viver. Seja esta contida ou extrovertida.
Se eu não puder expressar minha paixão, sigo calado, deixo que minha paixão siga em frente.
Meu amor não precisa de comparação: não preciso que saibam se é grande ou imenso, se é tímido ou intenso, se é tolo ou vão.
Eu quero que minha paixão seja feliz, mesmo a custa de minha infelicidade pessoal. Quero ser altruísta, lembra? No fim, serei feliz sabendo que ela está feliz. Melhor seria se estivesse feliz comigo. Melhor eu seria se eu a soubesse fazer feliz.
Mas felicidade é uma coisa muito pessoal. Cada um é feliz do seu jeito. Ou não, também do seu jeito.


AndreM (com "citações" de Mesdre)


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Mulher Madura

Recebi por email o texto abaixo, que aqui reproduzo por ver da mesma forma.


"Quando resolvi escrever sobre a MULHER MADURA, pensei em mim e em todas as mulheres de trinta, quarenta, cinquenta... não importa a idade, claro, não desmerecendo as mais novas, até porque, pretendo falar de toda vivacidade que elas possuem.
A MULHER MADURA tem um jeito todo especial de ser.
Ela possui uma beleza peculiar que não se iguala a nenhuma outra.
Pena daqueles que não sabem percebê-las!!!
A MULHER MADURA não é ventania, ela é ar EM MOVIMENTO.
A MULHER MADURA não pega, ela TOCA.
A MULHER MADURA não come, ela se ALIMENTA.
A MULHER MADURA não provoca, ela já é PROVOCANTE.
A MULHER MADURA não é inteligente, ela é SÁBIA.
A MULHER MADURA não se insinua, ela mostra o CAMINHO sutilmente.
A MULHER MADURA não se precipita, ela espera o MOMENTO CERTO.
A MULHER MADURA não nada, ela NAVEGA.
A MULHER MADURA não voa, ela FLUTUA.
A MULHER MADURA não pensa em quantidade, ela prefere QUALIDADE.
A MULHER MADURA não vê, ela OBSERVA.
A MULHER MADURA não anda, ela CAMINHA.
A MULHER MADURA não deita, ela ADORMECE.
A MULHER MADURA não é pretensiosa, ela SIMPLESMENTE SE GOSTA.
A MULHER MADURA não julga, ela ANALISA.
A MULHER MADURA não compara, ela ASSIMILA.
A MULHER MADURA não consola, ela ACALENTA.
A MULHER MADURA não acorda, ela DESPERTA.
A MULHER MADURA não coloca algemas, ela os DEIXA LIVRE.
A MULHER MADURA não enfeitiça, ela ENCANTA.
A MULHER MADURA não é decidida, ela apenas sabe O QUE QUER.
A MULHER MADURA não é exigente, ela é SELETIVA.
A MULHER MADURA não se senti velha, ela se considera EXPERIENTE.
A MULHER MADURA não se lamenta, ela tenta fazer DIFERENTE.
A MULHER MADURA não tem medo, ela tem RECEIOS.
A MULHER MADURA não faz juras, ela deixa por conta do TEMPO.
A MULHER MADURA não tira conclusões, ela faz SUPOSIÇÕES.
A MULHER MADURA 'não desce do salto', ela tem 'JOGO DE CINTURA'.
A MULHER MADURA não brilha, ela é ILUMINADA.
A MULHER MADURA não dá tchau, ela ACENA.
A MULHER MADURA não gosta de ser vigiada, ela prefere ser ESCOLTADA.
A MULHER MADURA não é moderna, ela é ELEGANTE.
A MULHER MADURA não quer ser cobiçada, ela prefere ser DESEJADA.
A MULHER MADURA não possui sombras, ela tem AURA.
A MULHER MADURA não adivinha, ela tem PERCEPÇÃO.
A MULHER MADURA não faz sexo, ela é mestre na ARTE DE AMAR.
A MULHER MADURA não fica, ela se ENVOLVE.
A MULHER MADURA não é fácil, ela é FLEXÍVEL.
A MULHER MADURA não manda, ela ADMINISTRA.
A MULHER MADURA não aflora, ela é um constante FLORESCER.
Enfim, a MULHER MADURA é um conjunto de todas as belezas possíveis.
Mulher sensível, e ao mesmo tempo uma verdadeira guerreira, é forte, mas é feminina.
Porém, muitos não possuem sensibilidade para perceber tal beleza. Mas aqueles que descobrem... preferem morrer nos braços dessa tal mulher, que não é DOCE, mas que, simplesmente, é puro MEL."

Vanessa Pena


Teve uma frase que quase discordei:

A MULHER MADURA não nada, ...
... ela TUDO!


E ainda ficou outra que não chegou a ser explícita:

A mulher má, dura!... (rsrs)


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Facilidades e questionamentos, a missão


Em referência ao tema dos "bons ventos sábios" (ver Inventando alto), aproveito para compartilhar e registrar aqui trecho de conversa muito interessante com Vivian, a quem agradeço de coração.


- O segredo da vida é saber remar em qualquer embarcação...

- Há quem diga que o bom segredo é saber como pegar uma embarcação a motor, para não ter que remar... ou o vento certo... ou a correnteza certa...

- No campo das facilidades, não testamos nossa competência.

- No campo das competições, nós testamos nossa facilidade.

- As facilidades existem nas coisas e não em nós... Em nós existe a competência ou não para saber distingui-las.

- "As facilidades existem nas coisas e não em nós"... isto é discutível. Aqui você parte de uma premissa que não existem facilidades em nós (por que não?) e que estas só existem nas coisas... donde conclui-se que só existem dificuldades em nós... o que é tão improvável quanto a existirem só uma coisa ou outra.

- Agora, quanto a caber a nós sabermos distinguir o que é facilidade ou não, isto está corretíssimo, ainda que essa sabedoria e distinção sejam um tanto subjetivas.

- Esta conversa viraria dias e dias, por ser rica de possibilidades, e é claro, facílima quando estamos falando a mesma linguagem...a linguagem de eternos aprendizes...rss

- Embora a vida seja uma eterna ilusão, fomos treinados para questioná-la, e destes questionamentos tiramos respostas que no íntimo já sabemos...

- O que importa o saber? O que ganhamos de entender as coisas, se elas acontecem independente de nossos desejos ou não? Penso que filosofar sobre a vida, é apenas uma rota de fuga, que bem sabemos é ilusória. Porque a vida é o que é, tanto para os sábios como para os simples... E a estes últimos eu os chamo de felizes, porque são puros e não sofrem por antecedência.

- Sim, somos aprendizes. E nesse aprendizado, discordamos em algumas lições...

- Por exemplo, eu (e não sou o único) penso que um dos propósitos da vida seja não só vivê-la ou passar por ela (como se fosse esta a missão em si), mas questioná-la e entender a travessia. Isto é, entender qual nossa missão, como se a verdadeira missão fosse entender a missão de nosso destino, não importa qual seja esta e nem se virá a saber...

- Não concordo que sejamos treinados a questioná-la... Ao contrário, toda a sociedade ensina a obedecer sem questionar, crer sem duvidar, dar sem trocas, etc. Ou seja, quanto mais carneirinho, melhor pro rebanho, enquanto alguns (os "mais espertos") tiram proveito disto, reforçando aquelas regras para os outros!

- Concordo que certos aspectos da vida de cada um são inerentes, e pouco importa nossa ação ou pensamentos. Mas não entendo que filosofar seja rota de fuga... Pra mim, a aceitação incondicional sim é uma rota de fuga! Pois (mesmo) a avestruz (que é enorme) estabelece uma rota de fuga sem sair do lugar, ao enfiar a cabeça num buraco em terra, para não ver o problema que a ameaça.

- Eu entendo, admiro teus pensamentos, porque conheço a extensão da sua inteligência.

- O que eu quis dizer é que com filosofias, ou não, a vida segue seu curso, sem perguntas e nem respostas.

- É claro que se tivermos um pouco mais de entendimento, buscamos meios para driblar os problemas... Mas mesmo assim eles estão aí, sem anestesia... E "driblar" não quer dizer estar fora.

- Portanto, o único prêmio de tudo isso, é que saímos um pouco mais experientes para o próximo combate... E assim é.


Related Posts Relacionados with Thumbnails