quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Encontros desencontrados (1/4)


Parte 1 - Contato e Características


Perguntei a uma colega separada (do ex-marido dela) como iam suas paqueras, na tentativa de ser feliz.

Ela me contou um encontro recente e se queixou do seguinte:

"Não sei o que acontece com vocês, homens...
Outro dia conheci um que conversamos bastante pelo MSN, vimos-nos na webcam e parecia que tínhamos muita afinidade. Fui conhecê-lo pessoalmente e conversamos horas e horas.
Ele tem 53 anos. Sei que está em uma fase complicada, perdeu emprego e a namorada de 10 anos deu-lhe um pé-na-bunda. Já foi casado duas vezes, e na segunda vez ele descobriu que ela tinha um amante...
Depois trocamos algumas palavras por email e pronto! Não falou mais comigo.
Fiquei com raiva e já bloqueei!
O pior que a gente gasta um tempão em se produzir toda pro encontro, em vão, pra não dar em nada...
Fiquei pensando: 'o que será que tem de errado comigo???'... Estou me sentindo tão feia e chata!
Eu queria ouvir sua opinião, como amigo-homem, mas quero que seja sincero. Será que estou dando tiro em alvo errado, ou o problema sou eu?"

(O texto que se segue será "quebrado" em partes, para que possa ser publicado no blog sem que se torne posts muito extensos.)

Ok, minha opinião...

Embora sempre soube e tenha sido aconselhado a nunca dizer a verdade a uma mulher sobre ela, mesmo que esta implore... (rsrs)

Eu vou dizer o que penso sobre o todo, em geral, e sinceramente.

Mas é importante ressaltar também que me foi pedido para dizer como amigo-homem. Por isto, muito cuidado (principalmente as mulheres) como vai ler isto e interpretar, heim? Tem que ser como amiga-homem também, ta? (rsrs)

Ou seja: nada de melindrar-se ou tomar estes pensamentos e reflexões como verdade absoluta... É só uma opinião, a minha.

Em primeiro lugar, antes de tudo, é preciso parar com essa coisa de "o que será que tem de errado comigo?".

Esse pensamento superficial é um vórtice que só nos leva cada vez mais pro fundo! (sem trocadilhos: é um princípio profundo! senão pode terminar mal...)

Se tem alguma coisa de errado, é sempre com os outros! Ou não te merecem, ou você ainda não encontrou a pessoa certa, ou o tempo é outro e está defasado. Pode apostar.

Se ficar buscando defeitos em si, vai acabar achando um monte de CARACTERÍSTICAS que podem ser vistas como "virtude" e você passará a chamar de "defeito". E isto é ruim.

Aceitar características não é acomodação com defeitos; é usar essas a seu favor e podem até ajudar a confrontar problemas que ainda nem apareceram ou que você deixou de contorná-los com essa "arma" por descartá-la preconceitualmente como sendo um defeito em vez de possível virtude solucionadora.

Traduzindo: "Defeitos" não são defeitos; "Virtudes" não são virtudes; são tudo "Características", que podem ser tomadas como defeitos ou virtudes, dependendo de quem interpreta. Uma característica pode ser um "defeito" sob uns aspectos, mas "uma virtude" noutras situações.

Por exemplo: ser detalhista pode ser virtude se o trabalho requer qualidade e esmero, e pode ser defeito se o trabalho exige pressa e prazo para entregar. Outro exemplo: ter iniciativa, ser criativo e participativo, para uns é tido como qualidade inovadora, para outros é tido como atrevimento de quem não obedece regras ou ignora suas funções.

Isto tudo, genericamente falando, sem me referir a nenhuma característica sua em mente.

(Continua na próxima parte...)

2 comentários:

Anônimo disse...

Hummm, não posso interpretar este post como amiga-homem porque a minha formação biológica não me permite.
Bem, concordo e discordo com você em relação às "caracteristicas", acho que podemos usa-las ao nosso favor sim, como tudo é relativo, qualidades e defeitos também são. Mas são coisas distintas. Temos que reconhecer nossos defeitos, pois alguns são realmente ruins e não podem ser usados como virtude em hipotese alguma. E com o reconhecimento, vem a mudança.
Bjos e até mais!

Ju ♥ disse...

eu precisava ler isso... obrigada!
agora vou ali ler o outros e tirar as minhas conclusões.

Related Posts Relacionados with Thumbnails