terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dica sobre assuntos polêmicos


"É muito raro eu publicar imagens ou opiniões polêmicas,
pois serei sujeito a uma resposta que eu não gostaria de ouvir.
Então fica a dica:
se quem é a favor do papa, do casamento gay,
se é vegetariano ou carnívoro,
se gosta do BBB ou não...
Se você publicou alguma opinião própria
ou uma imagem que mostre sua opinião,
esteja preparado/a para ouvir o que não gostaria.
Só isso."


Davi Martin (no FaceBook, em Janeiro/2012)


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Blogueiros e Interatividade (2)


PessoALL,

Eu confesso que fiquei surpreso: e particularmente contente, de ver como muita gente teve paciência e interesse de ler e comentou o post anterior, Blogueiros e Interatividade (1).

Foi um loooongo texto, escrito aos pouquinhos, no celular, aproveitando uma ou outra brecha de tempo, durante vários dias; passei mais de um mês compondo o texto
(rsrs). É como muitas vezes escrevo para este blog, quando não são apenas frases para reflexão.

Como foi dito na interatividade dos comentários, aquilo foi muito mais um desabafo do que um artigo didático, apesar de ter quem achasse assim.

Mas demonstra uma coisa, pelo menos: que muitas pessoas se identificam na internet! Um pouquinho lá, outro pedacinho aqui, e assim vamos nos encontrando por aí, recompondo o quebra-cabeça que fazemos de nós mesmos.

Eu queria agradecer todas as contribuições na forma de depoimentos de suas próprias experiências e entendimento.

E, apesar de ter dito bastante, deixei de expressar uma coisa que me intriga muito no mundo da blogosfera.

Justamente por não ser tão freqüente nas visitas, quando eu retorno a um blog que não via há tempos, eu procuro navegar entre as postagens anteriores, para ver o que andei perdendo desde minha última visita. Afinal, não sei quando voltarei a passear por ali, a despeito da minha vontade que seja breve.

E também quando se trata de primeira visita, é de meu interesse conhecer aquele cantinho melhor, e me permito adentrar páginas e nos posts mais antigos.

Não costuma ser uma atitude muito comum entre blogueiros, em geral.

Talvez, pela instantaneidade que a internet permite, e pela velocidade com que as informações nos inundam na atualidade, fica sempre pairando no ar esta necessidade de ver e reagir apenas com o que se expõe, com o que se nos apresenta imediatamente e facilmente.

Penso até que a geração mais nova já vem assimilando isto tudo e vivencia esse imediatismo como natural e óbvio, como já contei um caso noutro post (Desejos imediatos, http://mesdre.blogspot.com/2008/12/desejos-imediatos.html)

Então, nos blogs, a tendência é ver apenas o post mais recente, o último que o link de seguidor atualiza, não importando quanto material bom aquele blogueiro tenha já escrito e publicado antes. E tem blogues há muito tempo no ar, com muito conteúdo inédito (para visitantes novos).

Eu, particularmente, penso que post não tem período de validade. Faz parte do acervo, da obra literária e criativa e pessoal, de cada blogueiro.

E exatamente porque cada um tem seu tempo, muitas vezes há post que ficaram sem ser vistos, e com toda certeza mereciam, se não fosse o desacerto de nossos tempos, ao levar o nosso dia-a-dia.

Como diz uma máxima: "para piada velha, há sempre público novo!". Ou seja, mesmo coisa antiga, já publicada e lida por muitos, terá sua novidade e importância que certamente tocará alguém muito depois, que lerá pela primeira vez (talvez até por acaso).

Fico sinceramente triste quando algum conhecido "fecha", ou encerra mesmo, o blog. De repente, todo aquele material, muito até que você já leu, gostou e comentou, desaparece do espaço cibernético, da internet. Se é amigo/a e eu tenho alguma liberdade, eu tento realmente demovê-lo/a da idéia.

Não sei ainda por quê, mas desde novembro não consigo mais acessar meu antigo blog, mesdre.myblog.com.br, nem o servidor-blogger que era o MyBlog e o MyPage. Parece que sucumbiu e não deu mais notícias...
Aliás, ao tentar hoje acessar o provedor do MyPage e Myblog, o site Click 21, da Embratel, descobri que está encerrado desde 31/Outubro/2011... sem porquês.
Será que temos algum direito, ou esperança de recuperar alguma coisa que colocamos ali? Receio que não... E com isto, todo meu primeiro blog está perdido! Lamentei muito, profundamente.

Espero que não acontece com este daqui também, em algum futuro próximo...



"Mas a vida segue adiante.
E nós, os sobreviventes, seguimos com ela.
Até enquanto pudermos."


Mesdre

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Blogueiros e interatividade (1)


A internet possui muitas redes sociais. Nelas, as pessoas se interagem: criam perfis, enriquecem suas páginas com pensamentos, opiniões, compartilham fotos e vídeos, relacionam amigos e passam a visitar suas páginas, trocando comentários breves e mantendo contato.

Os blogs funcionam de forma parecida: cria-se um perfil, que possui uma ou mais páginas, onde se publica texto ou frases, fotos ou vídeos, compartilha assim com seus leitores visitantes as suas opiniões, idéias e pensamentos, nestes chamados posts, que permitem comentários voluntários, em geral.

Uma diferença básica é que os blogs são públicos, e podem ser visitados por qualquer internauta. Embora o blogueiro tenha opção de "fechar" seu blog, ou seja, restringir acesso e leitura apenas para convidados.

E as redes sociais são por concepção já "fechadas". É preciso ser membro cadastrado para participar, liberdade apenas para seus integrantes.

Eu resisti um bom tempo antes de me aventurar nas redes sociais, no Orkut, mesmo depois de seu ápice de popularidade no Brasil. Está lá, largado... De vez em quando eu lembro de ir ver se tem algum recado novo ou algum colega antigo me achou. Isto achei um mérito da experiência no Orkut, reencontrar amigos esquecidos ou afastados por força do rumo de nossas vidas, e parentes distantes, nunca antes conhecidos.

O mesmo aconteceu com o tão badalado Twitter. Evitei o máximo que pude, mas cedi finalmente, pois precisava conhecer esta "tecnologia". Criei um perfil e experimentei. Achei o recurso limitado pelos apenas 140 caracteres de mensagem, apesar de entender que é um bom exercício de sintetização das idéias. Mas parece haver uma competição fútil em colecionar seguidores, uma inundação de mensagens que mais poluem do que informam, quando não são usadas como fofoca ou para crucificar alguém. Poucas empresas estão tentando usar isto como mais um canal disponível de intercomunicação, mas acaba sendo via unilateral.

O Facebook é outra febre que contamina cada vez mais pessoas. Eu também já tive um perfil para conhecer. Mas quando seu criador, Mark Zuckerberg, disse que os dados pessoais dos membros são públicos e que não teria mais compromisso e nenhuma responsabilidade com sua confidencialidade, achei muita "sacanagem" com os antigos adeptos que o elevaram à condição de popular e famoso, e que ingressaram na rede com essa garantia, ora levianamente quebrada. Aderi ao "suicídio blogal" que globalmente alguns promoveram em protesto, e desde então o Facebook não me seduziu mais.

Voltei recentemente a criar um perfil no Facebook. Legal encontrar muitos amigos também lá, mas minha impressão não mudou muito: há uma inundação de "posts" e compartilhamento de coisas (textos, imagens e vídeos), que fica impossível de se acompanhar esporadicamente, apenas aqueles que estão conectados o tempo todo conseguem ler, curtir e comentar tudo que aparece pela frente na sua página principal. Coisa de louco...
(rsrs)

Eu sou blogueiro. Desde 2007, quando usava para compartilhar minhas impressões de viagem dentre outras coisas, gostei da experiência. Assumo a "camisa" de blogueiro. E sobre isto vou comentar algumas observações.

Há vários hospedeiros de blogs (chamados bloggers) gratuitos, e uns tantos pagos. Afinal, na prática, aquilo vai virar sua página pessoal na internet, sem que você tenha um site. Alguns preferem pagar e ter um ar mais profissional na sua página.

Os bloggers oferecem uma série de templates, que são visuais e aparências diferenciadas para você escolher e personalizar a "cara" do seu blog, além dos diversos recursos para administrar e incrementar com acessórios e outras facilidades.

Todo blogueiro gosta de escrever e de ser lido. Mas não necessariamente de ler. E isto explica o comportamento de muitos blogueiros.

Você pode alimentar seu blog, publicando posts, e deixar à espera de leitores ocasionais. Ou fazer o que é prática muito comum entre blogueiros: passa a seguir os blogs que você visita ao acaso, e freqüentar periodicamente, deixando comentários que leu. Isto desencadeia uma troca de gentilezas e fortalece amizades virtuais, que por sua vez estimula mais postagens, seja pelo seu poder criativo, seja pelos seus leitores, a quem agrada.

Então, estabelece-se assim uma estratégia informal do tipo "eu vou no seu blog, leio e comento; você vem no meu, lê e comenta", e assim se fortalece este cíclo virtuoso (ou vicioso?).

Em geral isto se faz naturalmente: uma aparição, um comentário deixado, e nenhum convite explícito, tudo subentendido,.. Uma espécie de "netiqueta" invisível e não instruída sutilmente "obriga" o visitado a retribuir a gentileza.

Alguns novatos ou ávidos por público deixam rastros bem intimidantes do tipo "tem post novo lá no meu blog" e assina com o link do endereço, sem sequer comentar o post que (não) leu.

Outros, mais tímidos, apenas registram-se como seguidores dos blogs visitados, e deixa que a curiosidade e interesse daquele blogueiro venha conhecer a "casa" e o estilo de quem fez questão de integrar sua lista de "fãs".

Ninguém é obrigado a gostar do post que lê, do estilo do blog que visita, ou de comentar todo post publicado. Comentários espontâneos e relativos ao post publicado são em geral mais bem vindos.

Há quem goste de usar os comentários para deixar recados ou travar conversas telegráficas, sem que tenham qualquer relação com o tema do post, mas aquece o lado da amizade virtual.

Enfim, cada um com suas preferências, o importante é interagir.

Pessoalmente, eu prefiro trazer esse tipo de interação mais direta para conversas online via chat (instant messengers) ou troca de emails, e focar os comentários e suas respostas no tema do post.

Porque tem leitor de blog que também curte ler comentários de outros leitores, mesmo que não sejam comentários dirigidos a si. Estas pessoas gostam de absorver a totalidade do post, inclusive da impressão e opinião dos outros. Eu acho isto interessante. Em alguns casos, pode até virar um fórum de debate a muitas mãos. Ou inspiração para seus próprios posts...

Postar, ler, comentar, responder. Tudo isto é muito bom. Mas precisamos admitir: toma um tempo danado! Um tempo que muitas vezes não temos! Nem é questão de querer... Principalmente quem não é "blogueiro profissional" e tem outros afazeres, ocupações e empregos para dar atenção.

Então, apesar do prazer e esforço do blogueiro de querer postar quase todo dia, e visitar e ler blogs legais, acaba postando cada vez mais esparsado, visitando ao acaso, somente seus preferidos, e retribuindo visitas de seus preciosos comentaristas. Com sorte e persistência, não chega a fechar seu blog e desistir de blogar com o tempo.

Como disse um colega meu (argentino), "Blogar é uma terapia. Pode-se economizar com analistas e psicólogos, quem recorre a montar um blog. Se soubesse disto antes, teria começado mais cedo."

Eu sou blogueiro. Gosto do que escrevo. Gosto de comentar o que leio nos blogs dos outros, e gosto de responder aos comentários deixados, sempre que posso. Admiro que faz o mesmo.

Mas concordo que esta terapia e lazer é "time consuming". Eu chegava a gastar mais de duas horas ou mais por dia, só visitando e comentando blogs dos outros. E levo uma hora ou mais preparando meus posts (acho que sou um tanto exigente ou perfeccionista demais
rsrs). Também deixo agendado posts que serão publicados alguns dias depois. Isto é um bom recurso para aproveitar as janelas de tempo de dedicação ao blog, e faz parecer que estou mais presente e constante.

Não gosto de colocar penduricalhos na página do blog, como selinhos, propagandas etc... Acho que poluem muito o visual e deixam a página pesada para ser carregada. Acho inteligentes aqueles que criaram mais um blog só para exibir seus troféus, selos e memes ganhos ou produzidos. Aliás, considero uma boa prática possuir mais de um blog, dedicados a temas/estilos bem distintos.

Muita gente pode discordar, sei de amigos blogueiros adeptos da prática, mas eu detesto páginas que quando você abre já sai tocando uma música. Desligo logo o auto-falante do meu computador, pois isto é mais rápido do que ficar tentando achar aonde é que desliga esse som no blog. Isto pra mim desestimula a visita a estes blogues num ambiente de trabalho (caso se tenha alguma folguinha) ou quando houver mais gente por perto fazendo outras coisas, ou se você já estiver ouvindo outra coisa quando abrir aquela página (entre outras janelas, tão comum em multitarefas). Entendo que é uma "decoração sonora" do blog se aproveitando do recurso multimídia. Mas prefiro apresentar um link ou um botão para que sua escuta seja voluntária e não impositiva. Minha opinião.

Também compreendo blogueiros que amam seus cantos e se encantam com os comentários recebidos, e se confinam em si, nunca respondem comentários, nem visitam outros blogs e comentam lá. É um direito que possuem e o exercem. A despeito da qualidade dos posts e da quantidade de seguidores e comentaristas, e fico com a impressão que estão sempre muito ocupados ou só usam o tempo de internet que têm para compartilhar novos posts.

Eu sou blogueiro. E agradeço imensamente aos demais blogueiros, amigos e leitores, que fazem sobreviver esta prática saudável. Sobretudo àqueles que participam deixando seus comentários. Muito obrigado!


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Uma vintena de dúzias


2012 ~ 20.12 ~ 20*12 ~ 20 x 12

Vinte vezes doze.
Duas dezenas de dúzia.
Neste ano de 2012,
que inicia na noite que luzia,
vim te ver e dizer
com sinceridade,
que desejo (a você):
vinte dúzias de felicidade !
Encontre-as e use-as
Como bem puder e quiser.
A cada dúzia, uma dose,
Um doce a cada beijo.


Related Posts Relacionados with Thumbnails