domingo, 9 de setembro de 2012

Parceria


"Melhor do que olhar um para o outro,
é caminharem olhando na mesma direção."

(dito popular)


Isto pode ser prático, mas não é romântico.

O perigo desta frase é ela mascarar outra realidade...

Qual o problema de ser romântico? De se entregar aos sentimentos, de cantar os encantos do amor de se deixar levar irracionalmente pela paixão, de querer que momentos prazerosos sejam eternos, e que este seja sempre seu presente?

Seria ótimo, mas não é possível viver só de amor, o tempo todo, como eternos pombinhos apaixonados, como num conto de fadas, como numa estória de livro ou filme.




O bom desta idéia (da frase) é a mensagem de que não dá pra ficar parados no tempo. Um casal precisa uma hora saber que a ilusão do presente de uma "infinita" paixão ardente acaba, e que a vida continua. É preciso seguir adiante pelo futuro afora.

E assim sendo, é melhor que sigam na mesma direção, compartilhando o caminho na busca de novos horizontes, e juntos superar as incertas dificuldades que certamente surgirão.

Se um segue adiante e o outro fica parado, seja no tempo, seja na paixão do passado, não há casal seguindo juntos lado a lado. E sim cada um por si. Ou apenas um prosseguindo e o outro ficando.

Por isto, cabe uma ressalva para a outra interpretação nada romântica da mesma frase acima.

Em termos de relacionamentos amorosos, só é melhor deixar de se entreolharem o tempo todo para caminharem adiante e olhando em frente, SE estiverem de mãos dadas, abraçados ombro a ombro ou mãos nas cinturas, e pensando um no outro, recíproca e mutuamente.

Porque, não raramente, o que acontece na prática, é continuarem a caminhada na mesma direção, mas com visões individualizadas.

Isto não é parceria!
Um par, seria.


Apenas um casal, levando a vida, e deixando a paixão para trás... Uma visão realista, quem sabe se não cheia de falsas aparências e simulações. Pode ser prático, mas é triste sem o tempero da paixão.

O pior é quando se parte desta premissa da frase acima, cada um com sua interpretação, uma romântica e a outra prática.... Não basta a ilusão do amor, a própria paixão seria ilusória, desde o início.

Talvez por isto é que se diz: paixão não dura, paixão é chama que se apaga, paixão não é amor.

Se a percepção e a visão da paixão for individualizada, a semente e o cultivo do amor também será, e este não terá solo fértil para se desenvolver e evoluir.

Sobretudo se ambos estiverem em movimento, seja em sentidos opostos ou seja na mesma direção, sem a atenção compartilhada, sem a cumplicidade e intimidade de uma legítima parceria.

Senão, só um par seria.




PAR quer dizer dois juntos.
Parceiro/a (ou partner) quer dizer aquele/a que faz parte ou toma partido.

Isto vale não só para pessoas e relacionamento pessoal, mas também para empresas e vínculos profissionais.

Empresas que são parceiras de outras, pessoas jurídicas que fazem acordos (= parceria) com empresas, são exemplos no mundo corporativo. Em geral, esses acordos são regidos por contratos, como num casamento.

Empregados/funcionários estabelecem uma parceria quando são contratados, caso a caso. Mas se eles e a empresa agem como parceiros dedicados, leais e justos, isto é outra história.

Pode ser que, como sugerido na frase, estejam apenas seguindo em frente, talvez só alguns deles...




Bônus:

1) Um trocadilho com Parceria, usando a "técnica do tapperware:
http://famainfame.blogspot.com.br/2009/01/verdade-acondicionada.html


2) Parceria, uma das palavras de 2011 nesta genial animação:
http://famainfame.blogspot.com.br/2011/12/palavra-visual-2.html
Related Posts Relacionados with Thumbnails